CUIDADOS COM O APARELHO
O aparelho apesar de todos os seus beneficios, gera trabalho não somente pro dentista, mas pro paciente no seu dia a dia. É necessário que se escove os dentes e aparelho no mínimo 4 vezes ao dia e pelo menos 1 vez ao dia passar fio dental, para que a sujeira não fique acumulada, causando gengivite e cáries.
Nos primeiros dias após a colagem, e em até uma semana, é normal sentir os dentes doloridos e com mobilidade aumentada(dentes balançando mais que o comum), que são sinais do inicio da movimentação. O desconforto pode ser contornado com analgésicos de acordo com as indicações de cada caso, o que é indicado pelo dentista de acordo com as necessidades de cada individuo.
Lembre-se! O material que mantém seu aparelho colado, não pode ser indestrutível, pois um dia quando o tratamento estiver terminado, será necessário remover o aparelho sem danificar os dentes.
POR ISSO:
Para que o tratamento ocorra da melhor forma e mais rapidamente possível (respeitando os limites biológicos do corpo), é necessário cuidar muito do aparelho, evitando o descolamento de peças, para não gerar atraso no tratamento.
Portanto evite comer coisas que danificarão seu aparelho, por exemplo:
- Balas/rapaduras/ amendoins e castanhas
-Torresmo, azeitonas com caroço e pipocas.
Alguns alimentos firmes, que não podem ser considerados duros, podem ainda assim descolar seu aparelho, se consumidos em pedaços grandes. As coisas que podem ser consumidas somente se você cortar pedaços bem pequenos são:
- Churrascos , bifes, ou frango
-Maçã, melão , brócolos, cenoura etc..
Alguns biscoitos mais crocantes e tudo que ao morder seja possível sentir o impacto mais nas peças do aparelho que no dente.
POR VEZES, OS PACIENTE RELATAM QUE AS PEÇAS DESCOLARAM COMENDO COISAS QUE NÃO SÃO DURAS, COMO MASSA , ARROZ, FEIJÃO. NESSES CASOS, É SABIDO QUE AS PEÇAS SOFRERAM UM DANO ANTERIOR AO MOMENTO QUE SE NOTA O DESCOLAMENTO, QUE DANIFICAM A UNIÃO DA PEÇA COM O DENTE, E QUE EM QUESTÃO DE TEMPO ACABAM DESCOLANDO, HAVENDO ESFORÇO NO MOMENTO OU NÃO, POR ISSO É NECESSÁRIO CUIDAR SEMPRE A CONSISTÊNCIA E TAMANHO DOS ALIMENTOS A SEREM MASTIGADOS.
Para garantir uma higiene eficaz, em geral [é necessário o uso do fio dental com o passa-fio, que é um instrumento facilitador para a limpeza da gengiva interdental(entre um dente e outro), que se não adequadamente limpa pode gerar problemas como periodontite e GUNA.
Um dos efeitos do aparelho é o surgimento de alguns espaços nos dentes anteriores(os mais da frente) sendo reversível nas fases seguintes do aparelho. Portanto se isso acontecer , e incomodar você , converse com seu dentista afim de controlar esse aparecimento de espaços, pois na maioria dos casos, isso pode ser contornável.
É comum também o aparecimento de pequenas aftas. Feridas labiais no inicio do tratamento, devido a falta de adaptação inicial da mucosa da boca com o aparelho dentário. Nesses primeiro dias, os braquetes que geram dor/desconforto , devem ser cobertos com cera ortodônticas , principalmente no horário das refeições;oes, afim de que a peça fique lisa, e não machuque o paciente durante a mastigação .